Que caminhos podemos descobrir e escrever juntos?
Section Styles services
Porquê escrever sobre o meu trabalho?
A reflexão sobre a vida profissional através da escrita pode ajudar a organizar pensamentos, trazer clareza e facilitar a tomada de decisão.
Abordar os desafios e preocupações que se colocam no trabalho, identificar padrões de comportamento e explorar as emoções que se desencadeiam pode contribuir aliviar situações de desconforto e desajuste.
Poderá ser também uma porta para identificar os nossos pontos fortes, valorizar a nossa trajetória e traçar percursos que contribuam para o nosso desenvolvimento e satisfação profissional.
Encontrar caminhos que estejam mais alinhados com as nossas características e valores e que nos façam sentir maior bem-estar e realização nesta dimensão da nossa vida.
É preciso ter talento para escrever?
A escrita que aqui buscamos não é literária nem técnica, é sim uma ferramenta de expressão e descoberta pessoal.
Basta abertura e vontade de te escutares através desta forma de reflexão.
É verdade que, muitas vezes, temos dificuldade em conseguir expressar o que sentimos, o que nos desafia, o que nos causa incómodo, ou o que nos provoca uma grande alegria. Há quem tenha mais facilidade em fazê-lo falando, há quem se identifique com outras formas de se exprimir, o que te proponho aqui é fazê-lo por escrito.
Mas eu não tenho tempo…
É certo que hoje os tempos correm demasiado rápido, com tantas solicitações, tantos estímulos, tantas distrações e tantos sorvedouros de tempo.
Conscientes desta realidade, vamos privilegiar o respeito pelo ritmo, o tempo e o momento de cada um.
Poderão existir dias em que terás vontade de escrever ao correr da pena, para onde te levarem as tuas reflexões, existirão outros em que uma só frase poderá ser tudo o que tens a escrever nesse dia, ou até mesmo uma só palavra possa resumir o que estás a sentir. A quantidade de linhas não será uma medida, mas sim o respeito pelo que faz sentido para ti.
A escrita tem de ser à mão?
Existem diversos benefícios associados à escrita à mão, nomeadamente o estímulo de áreas do cérebro associadas à memória, à concentração e ao pensamento crítico.
Ao escrever à mão, o processo é mais lento e intencional, o que favorece a retenção de informação, a organização de ideias e a criatividade.
Esta forma de escrever traz também maior presença e conexão connosco próprios, possibilitando uma reflexão menos imediata e muito mais profunda.
Escrever à mão é uma sugestão, mas podes sempre optar por um formato digital se preferires e for mais confortável para ti.
As escolhas (ou ausência delas) irreflectidas podem conduzir-nos ou afastar-nos do que nos faz bem e nos faz sentir felizes.
Permitir-nos reflectir sobre o nosso percurso profissional, as nossas dúvidas, as nossas certezas e as novas descobertas que surgem pelo caminho poderá ser uma forma proveitosa de dedicar o nosso tempo, levando-nos muito mais próximos dos sítios onde gostaríamos de chegar.
Como queres reflectir?
Section Styles services