Setembro: tempo de retomar, repensar, recomeçar.
Episódio 3
Com o que rima o mês de Setembro?
retomar o ritmo, repensar a realidade, recomeçar rotinas.
Ainda o sol costumava ir alto, no auge do mês de Agosto, e começavam já os anúncios de regresso às aulas. Apesar de sempre ter vibrado com novos cadernos, lápis e canetas, lembro-me de ficar irritada com este prenúncio do fim das férias. Já querem que voltemos para a escola? Não quero que termine o Verão!
Remetia-me para o fim de algo bom e feliz, para algo que ainda não me apetecia. Regressar à escola; deixar de ter o tempo infinito em família e entre amigos onde cabiam brincadeiras e maior descontração; voltar a ter regras mais rígidas na hora de ir dormir; calçar sapatos fechados; vestir casacos, até as roupas pareciam escurecer as suas cores e tornar-se mais tristes, como o céu que se volvia cinzento e trazia a chuva.
Mas quando era chegada a hora, o momento certo trazia a alegria dos reencontros, dos recomeços, a possibilidade de voltar ao zero e recomeçar.
Energia de uma nova oportunidade
Há quem sinta neste mês de Setembro a energia de uma nova oportunidade, quem encare esta altura como o verdadeiro início do seu ano, assim como os alunos iniciam o seu novo ano escolar.
Talvez este câmbio não seja abrupto e imediato como o contador de data que muda instantaneamente a folha do calendário no Fim de Ano. 10… 9… 8… 7… 6… 5… 4… 3… 2… 1… Ano Novo! Fogos de artifício para uma mudança que me soa artificial e que a mim não me sabe a tão natural como a que nos traz este mês de Setembro.
Esta mudança é mais suave, mais gradual, vai avisando que chega o Outono, vai sussurrando lentamente que agora é a sua vez. Uma nova época revestida de maior calma e vontade de recolher, de escolher o quente do interior que vem substituir o calor exterior da estação passada.
É um momento que convida a reorganizar: gavetas, roupeiros, hábitos alimentares, práticas de exercício físico, rotinas, ideias, projectos pensados, sonhos idealizados, realidades que muitas vezes nos apetece modificar.
Regresso ao trabalho - um momento para reflectir
Para muitos de nós, é a altura de voltar ao trabalho. Pode representar o início ou regresso ansiado a projectos e desafios profissionais esperados, que recebemos de braços abertos para avançar, mas pode significar também a altura de nos depararmos novamente com a realidade e com o que nos perturba ou incomoda na nossa vida profissional, que esteve como que adormecido durante o período das férias.
Quando andamos em velocidade cruzeiro, muitas vezes em piloto automático, apenas vamos cumprindo um dia após outro, sem nos determos a reflectir sobre o plano traçado, o percurso percorrido ou o rumo a seguir. E se experimentássemos fazê-lo? Se dedicássemos um momento para pensar sobre o que nos entusiasma e deixa feliz e sobre o que nos pode estar a limitar?
Aonde nos poderá levar essa reflexão? Poderá mostrar-nos a possibilidade de abrir um novo ciclo, de olhar para o anterior e procurar entender o que pretendemos transportar connosco para o presente e reflectir sobre o que gostaríamos de deixar para trás.
Continuo a vibrar com os novos cadernos e materiais, a gostar de aproveitar o Verão até ao final, mas acolho hoje os Setembros com maior serenidade e reparo que todos me remetem para estes verbos de prefixo Re- . Regressar, Retomar, Recolher, Repensar, Reescrever, Recomeçar.
Um convite à reflexão: E desse lado? Com o que rima o teu Setembro?